Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios

Autores

  • Maria Rita de Assis César Universidade Federal do Paraná
  • André de Macedo Duarte Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Pânico moral, Escola sem Partido, Ideologia de Gênero, Governamentalidade

Resumo

Esse texto interroga as disputas contemporâneas em torno da sexualidade e do gênero nas discussões dos planos nacional, estadual e municipal de educação. Abordam-se, sobretudo, as batalhas narrativas em torno da presença dos conteúdos da igualdade de gênero e da diversidade sexual na educação brasileira, aspectos que se tornaram o centro de uma disputa pelo estabelecimento de novas formas de governamento do corpo e do desejo. Tendo em vista as noções de governo e governamentalidade de Michel Foucault, esse texto empreende uma análise genealógica daquilo que Gayle Rubin denominou de pânico moral, instaurado com o programa “escola sem homofobia” e suas repercussões no debate para a formulação dos planos de educação.

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Publicado

2017-11-23

Como Citar

César, M. R. de A., & Duarte, A. de M. (2017). Governamento e pânico moral: corpo, gênero e diversidade sexual em tempos sombrios. Educar Em Revista, 33(66), p. 141–155. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54713

Edição

Seção

Dossiê Temático