O papel do conhecimento acerca da estrutura do texto na escrita de histórias por crianças

Autores

  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Leal Reis de Melo Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

estrutura textual, recursos coesivos, escrita de histórias, crianças

Resumo

O estudo investigou se ao tomar consciência do esquema prototípico de histórias as crianças seriam capazes de aplicá-lo a suas produções, passando a escrever histórias elaboradas. Estudantes do 2º ano do ensino fundamental realizaram um pré-teste e um pós-teste que consistiam na escrita de uma história original. Após o pré-teste foram divididos em um Grupo Experimental e um Grupo Controle. As crianças do Grupo Experimental participaram de uma intervenção em que as propriedades constitutivas de histórias eram explicitadas. As histórias escritas nas duas ocasiões de testagem foram analisadas em função da estrutura narrativa apresentada e dos recursos coesivos empregados. Observou-se um impacto positivo da intervenção sobre a escrita de histórias coesas e elaboradas. Os dados indicam haver relações entre consciência metatextual e desenvolvimento da produção textual, sendo discutidas implicações educacionais para o ensino da escrita de textos no início da escolarização básica.

Biografia do Autor

Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra; Bolsista do Nível 1 do CNPq, Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco

Kátia Leal Reis de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Spinillo, A. G., & Melo, K. L. R. de. (2018). O papel do conhecimento acerca da estrutura do texto na escrita de histórias por crianças. Educar Em Revista, 34(69), p. 277–292. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54654

Edição

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