Um estudo sobre práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de crianças

Autores

  • Selma de Cássia Martinelli Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Cristiane Aguena Matsuoka Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

ensino fundamental, Psicologia familiar, avaliação escolar

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar as possíveis relações entre as práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de alunos do ensino fundamental. Também se buscou verificar as relações entre práticas e crenças parentais. Participaram deste estudo 446 alunos, que cursavam do 2º ao 5º ano, de ambos os gêneros e seus respectivos pais. A faixa etária dos alunos variou de 7 a 11 anos e dos pais, de 19 a 69 anos. Foram utilizados dois instrumentos nesta pesquisa, um Teste de Avaliação da Escrita (TAE) e um Inventário de Práticas e Crenças Parentais (IPCp). Os resultados revelaram uma correlação significante e positiva (r=0,223, p<0,01), embora de intensidade fraca, entre o desempenho em escrita e as crenças declaradas pelos pais. Ressalta-se a necessidade de continuar investigando estas variáveis, e suas relações, a fim de permitir um aprofundamento dessa discussão.

Biografia do Autor

Selma de Cássia Martinelli, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional da UNICAMP

Elaine Cristiane Aguena Matsuoka, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional da UNICAMP

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Martinelli, S. de C., & Aguena Matsuoka, E. C. (2018). Um estudo sobre práticas e crenças parentais e o desempenho em escrita de crianças. Educar Em Revista, 34(69), p.261–276. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54291

Edição

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