Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana

Autores

  • Danilo Romeu Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

participação, colonialidade, cidadania, pedagogia latino-americana, mediações pedagógicas.

Resumo

O artigo tem como tema a participação enquanto um meio e um fim na educação para a cidadania. A partir de pesquisas sobre as mediações pedagógicas no orçamento participativo e sobre a pedagogia latino-americana aponta-se para a necessidade de desconstruir mitos e falácias que se criam em torno da participação, tais como o mito da incapacidade do povo ou da falta de tempo e recursos. Trata-se, como se será argumentado, de “descolonizar” a participação, permitindo que ela se torne um efetivo instrumento para a democratização da sociedade. O conceito de colonialidade serve para ancorar a discussão no âmbito das teorias críticas na América Latina. Como contraponto, são apresentadas pautas que, apesar das diversidade encontrada no subcontinente, pretendem abranger o contexto educacional latino-americano: a participação como um processo político-pedagógico; o conhecimento da história de nossa pedagogia em sua vertente crítica; a compreensão das culturas de participação e suas formas de expressão social e política; a reflexão sobre utopias democraticamente transformadoras.

Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS; Editor executivo do International Journal of Action Research

Downloads

Publicado

2017-09-24

Como Citar

Streck, D. R. (2017). Descolonizar a participação: pautas para a pedagogia latino-americana. Educar Em Revista, p. 189–202. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51760

Edição

Seção

Demanda Contínua