"A sorte sorriu para mim”: sorte ou estratégia de evitamento da escola pública "comum"? / “Luck smiled at me”: luck or strategy of avoidance of the ‘ordinary’ public school?
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar as razões de escolha por uma escola pública diferenciada para famílias que, por constrangimentos materiais, não poderiam escolher um estabelecimento de ensino privado para seus filhos. Situa a discussão no campo da relação família-escola, analisando as razões da escolha da escola pelas famílias investigadas, entre elas o evitamento da escola pública ‘comum’. Toma como unidade empírica de análise a escola de ensino fundamental vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (Centro Pedagógico-UFMG), cujo ingresso é possível apenas por meio de um sorteio de vagas aberto a qualquer interessado. As evidências empíricas sugerem que em um ambiente menos segregado, como a escola analisada, as disposições para a aprendizagem podem ser melhor potencializadas, revelando a pertinência de estudos que levem em consideração o contexto institucional conjugado às práticas educacionais na trajetória escolar do aluno, que na literatura tem sido abordado pelos estudos sobre ‘efeito-escola’.
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This article aims to investigate the reasons for choosing a differentiated public school for families who, because of material constraints, could not choose a private educational institution for their children. It situates the discussion in the field of the family-school relationship, analyzing the reasons for the choice of the school by the families investigated, among them the avoidance of the ‘common’ public school. It takes as an empirical unit of analysis the elementary school linked to the Federal University of Minas Gerais (Pedagogical Center-UFMG), whose entrance is possible only through a lot of vacancies open to any interested party. The empirical evidence suggests that in a less segregated environment, such as the analyzed school, the dispositions for learning can be better potentiated, revealing the pertinence of studies that take into account the institutional context conjugated to the educational practices in the student’s academic trajectory, that in the Literature has been addressed by ‘effect-school’ studies.