Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo
Palavras-chave:
Formação, gestão, práticas pedagógicas.Resumo
O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança e o adolescente etc).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.