Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo

Autores

  • João Paulo Pooli Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Milena Rohrich Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Formação, gestão, práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste dossiê é o de problematizar o papel do Coordenador Pedagógico na relação com a escola e suas práticas. Pode-se pensar na atuação do pedagogo -inspirando-se em Elias-, como a de um indivíduo que está amarrado em redes de interdependência na escola e no tecido social. Isto quer dizer, por um lado, que é impossível pensar no seu trabalho, separando-o da teia que o constitui. E por outro lado, torna-se também impossível, falar de “pedagogos”, como profissionais genéricos, desconsiderando as condições concretas e bastante específicas nas quais cada um deles atua. É preciso compreender o trabalho da Coordenação Pedagógica, portanto, tecida, costurada a cada dia nas relações que desenvolve com a equipe pedagógico-administrativa da escola, com a comunidade, com as crianças e jovens e com as instâncias maiores relacionadas à escola (núcleos, setor de educação, instâncias outras que atuam com a criança  e o adolescente etc).

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Publicado

2017-06-18

Como Citar

Pooli, J. P., Ferreira, V. M. R., & Dias, L. R. (2017). Apresentação - Os sentidos de ser pedagogo. Educar Em Revista, p. 11–17. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51101

Edição

Seção

Dossiê Temático