A evasão em cursos técnicos a distância

Renata Luiza da Costa, Júlio César Santos

Resumo


O presente artigo objetiva discutir os resultados de uma pesquisa voltada para o estudo da evasão em cursos à distância com foco nos motivos ligados à instituição de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos de cursos técnicos subsequentes nesta modalidade de um Instituto Federal. Foram analisados documentos acadêmicos e aplicado questionário semi-aberto e on-line para um grupo de 39 alunos. Os resultados mostraram que os motivos de evasão ligados à instituição (38%) são mais concentrados em questões metodológicas do funcionamento do curso a distância e questões de comunicação interna e externa com a comunidade (divulgação e edital com lacunas). Em torno de 26% dos alunos citaram frustração com o funcionamento pedagógico do curso: o formato da aula online, o modo de atuação do professor, apoio às atividades do aluno e a conjugação com momentos presenciais. A partir disso, pudemos inferir que as razões para evasão ligadas à metodologia de ensino e aprendizagem à distância estão centradas num sentimento de frustração com a aprendizagem devido a um acompanhamento pedagógico insuficiente (sem contato com o professor e o tutor não é da área da disciplina), o qual desencadeia sentimentos de não pertencimento institucional e desprezo pela aprendizagem do aluno levando este último a iniciar um processo de desinteresse pelo curso que culmina em evasão.

 


Palavras-chave


Evasão; Educação Profissional; Educação a Distância (EaD); Curso Técnico a Distância.

Texto completo:

PDF


 

Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021