A evasão em cursos técnicos a distância
Keywords:
Evasão, Educação Profissional, Educação a Distância (EaD), Curso Técnico a Distância.Abstract
O presente artigo objetiva discutir os resultados de uma pesquisa voltada para o estudo da evasão em cursos à distância com foco nos motivos ligados à instituição de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos de cursos técnicos subsequentes nesta modalidade de um Instituto Federal. Foram analisados documentos acadêmicos e aplicado questionário semi-aberto e on-line para um grupo de 39 alunos. Os resultados mostraram que os motivos de evasão ligados à instituição (38%) são mais concentrados em questões metodológicas do funcionamento do curso a distância e questões de comunicação interna e externa com a comunidade (divulgação e edital com lacunas). Em torno de 26% dos alunos citaram frustração com o funcionamento pedagógico do curso: o formato da aula online, o modo de atuação do professor, apoio às atividades do aluno e a conjugação com momentos presenciais. A partir disso, pudemos inferir que as razões para evasão ligadas à metodologia de ensino e aprendizagem à distância estão centradas num sentimento de frustração com a aprendizagem devido a um acompanhamento pedagógico insuficiente (sem contato com o professor e o tutor não é da área da disciplina), o qual desencadeia sentimentos de não pertencimento institucional e desprezo pela aprendizagem do aluno levando este último a iniciar um processo de desinteresse pelo curso que culmina em evasão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

