Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios

Autores

  • Lívia Suassuna UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, avaliação da escrita escolar, critérios de avaliação, produção de texto

Resumo

No presente texto, discutimos a avaliação da aprendizagem da escrita no contexto escolar, enfocando, especificamente, a questão dos critérios. A partir dos dados de uma pesquisa anterior sobre como os professores encaminham o processo de devolução dos textos aos alunos após a correção, fizemos uma análise crítica dos procedimentos avaliativos empregados por uma docente das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Olinda (PE). Os dados foram coletados mediante observação de aulas de língua portuguesa, com audiogravação e registros em diários de campo, e sua análise foi baseada num referencial teórico centrado no conceito de avaliação formativa. Em seguida à discussão do corpus, mostramos uma possibilidade de trabalho que articule os processos de ensino, avaliação e aprendizagem. O estudo nos levou a reafirmar a importância e o papel dos critérios, qualquer que seja a dimensão do ato de avaliar a aprendizagem que esteja sendo considerada.

Biografia do Autor

Lívia Suassuna, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

LICENCIADA EM LETRAS-PORTUGUÊS PELA UFPE - 1981

MESTRE EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA PUC-SP - 1989

DOUTORA EM LINGUÍSTICA PELA UNICAMP - 2004

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Publicado

2017-11-23

Como Citar

Suassuna, L. (2017). Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios. Educar Em Revista, 33(66), p. 275–293. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50676

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