Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física.

Autores

  • Rita de Cassia Fernandes Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Monica Caldas Ehrenberg Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Dança, educação física, educação superior.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em educação física de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quarto período, totalizando cento e setenta e três alunos de ambos os sexos. O planejamento inicial da intervenção ocorreu em julho de 2013, sendo reestruturado nos semestres subsequentes. Adotamos o enfoque da pesquisa-ação em articulação com as contribuições dos estudos culturais. Constatamos que o estudo e a experimentação dos elementos coreológicos foram fundamentais à pesquisa corporal, subsidiando a prática, a criação, a reflexão e a apreciação, contribuindo para a educação das sensibilidades e diluição das dicotomias entre forma e conteúdo. 

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fernandes Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Docente do Departamento d eEducação Fisica da Universidade FEderal de Juiz de Fora - campus Avançado de Governador Valadares.

Monica Caldas Ehrenberg, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Miranda, R. de C. F., & Ehrenberg, M. C. (2017). Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial em educação física. Educar Em Revista, 33(66), p. 177–192. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50458

Edição

Seção

Demanda Contínua