Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários

Autores

  • Jean-Marie Weber Universidade de Luxemburgo
  • Julia Strohmer

Palavras-chave:

Ensino, Relação com o conhecimento, Psicanálise, Profissionalização

Resumo

O objetivo de todo professor é o de transmitir saber, bem como de apoiar e acompanhar os jovens em seu desejo de saber. Assumir a função de professor requer questionar-se sobre a relação com o saber, ao mesmo tempo o dos alunos quanto o seu próprio. Os futuros professores devem, portanto, enfrentar a pergunta se eles querem ou não assumir essas funções. Por meio de uma pesquisa qualitativa longitudinal, os autores desse artigo interessaram-se pelos processos de subjetivação e de profissionalização de futuros professores, e isto a partir de uma perspectiva psicanalítica de orientação lacaniana. Auxiliados por estudos de casos individuais e pela elaboração de uma tipologia, esse projeto de pesquisa visa à correta determinação e a conceitualização de percursos de formação com desenvolvimentos bem-sucedidos, abortados ou problemáticos.

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Weber, J.-M., & Strohmer, J. (2017). Quem tem medo do saber não-sabido? Determinantes da relação com o saber na formação de professores-estagiários. Educar Em Revista, 33(64), p. 49–69. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49812

Edição

Seção

Dossiê Temático