Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica

Autores

  • Claudia Madruga Cunha Universidade Federal do Paraná
  • Neila Tonin Agranionih

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Teoria e prática de ensino, Pesquisa da experiência, Prática docente.

Resumo

O artigo analisa as dissertações produzidas pela primeira turma do Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal de Paraná (UFPR, Brasil), destacando a construção da identidade deste Programa de formação de professores. Consideramos nessas propostas e resultados de pesquisa possíveis contribuições à realidade escolar que qualifiquem os objetivos do Programa. A partir da análise documental das 19 dissertações defendidas em 2015 pela primeira turma de mestrandos, catalogadas no acervo digital da Biblioteca da UFPR, buscamos encontrar os efeitos da instrumentalização da pesquisa ofertada pelo Programa, a capacidade de reflexividade, de autonomia, de elucidação da própria experiência e as possíveis intervenções nos contextos profissionais dos seus autores. As dissertações foram agrupadas em três eixos temáticos: o primeiro analisa experiências possíveis em um campo; o segundo analisa os instrumentos que vêm de fora da área; o terceiro analisa o meio. Nos estudos concluídos podemos localizar: i) tendências a explorar a experiência na busca de contribuir para o próprio campo; ii) tendências a privilegiar a tecnologia para a inovação da prática; iii) tendências a problematizar o meio escolar como efeito e contraefeito ao desenvolvimento do profissional e às condições da sua profissionalidade.

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Cunha, C. M., & Agranionih, N. T. (2017). Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino - qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica. Educar Em Revista, 33(63), p. 119–135. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49807

Edição

Seção

Dossiê Temático