Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos

Autores

  • Fabiane Puntel Basso Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Pesquisa autobiográfica, ateliês biográficos de projetos, Autorregulação da aprendizagem.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.

Biografia do Autor

Fabiane Puntel Basso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Science du Langague pela Université de Grenoble-Alpes, França. Pós-doutora em Educação pela PUCRS.

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Pesquisadora 1A CNPq. Docente Permanente na FACED/ PPGEdu, na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, onde integra a Linha de Pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagens. Integra o PEAAR, Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada (Univ. de Lisboa).

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

Basso, F. P., & Abrahão, M. H. M. B. (2017). Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos. Educar Em Revista, p. 171–189. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420

Edição

Seção

Demanda Contínua