Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará
  • Carlos Aldemir Farias da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Coordenadoras pedagógicas, Escola Básica, práticas, diretrizes curriculares, sentidos de diversidade e desigualdade

Resumo

O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.

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Publicado

2017-06-18

Como Citar

Coelho, W. de N. B., & Silva, C. A. F. da. (2017). Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica. Educar Em Revista, p. 87–102. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152

Edição

Seção

Dossiê Temático