Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro

Autores

  • Nadia Hage Fialho Universidade do Estado da Bahia
  • Tânia Maria Hetkowski

Palavras-chave:

Educação, institucionalização da pós-graduação, Mestrado Profissional em Educação.

Resumo

O processo de institucionalização da pós-graduação profissional, no Brasil, é recente e ainda inconcluso, posto inexistir, até então, doutorados profissionais implantados no país. Os mestrados profissionais constituem a primeira modalidade da pós-graduação profissional até então existente. Na área da Educação, o processo de institucionalização se apresenta de modo lento, por vezes, desordenado, a despeito de demonstrar períodos de intensa produção de referências legais e ou acadêmicas. Apesar disso, já anuncia algumas perspectivas para fortalecimento da base epistêmica no campo da pesquisa e da formação, ao contemplar relações entre educação superior e educação básica, mundo acadêmico e setor produtivo, setor público e setor privado, educação e formação de trabalhadores, nas mais diversas práticas sociais. Os mestrados profissionais, em face da natureza da formação e das especificidades dos trabalhos de conclusão, vêm se constituindo como um espaço importante de aplicação, de geração e de avaliação de metodologias que vão além da compreensão dos fenômenos, por incorporarem a perspectiva da aplicação, da intervenção ou do desenvolvimento.

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Publicado

2017-02-25

Como Citar

Fialho, N. H., & Hetkowski, T. M. (2017). Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar Em Revista, 33(63), p. 19–34. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49135

Edição

Seção

Dossiê Temático