Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes Professor de História da África e História e Cultura Afro-Brasileira da Faculdade de História da Unifesspa - Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.

Palavras-chave:

africanidades, diversidade, ensino de história e cultura afro-brasileira, educação das relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Professor de História da África e História e Cultura Afro-Brasileira da Faculdade de História da Unifesspa - Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa), em Regime de Dedicação Exclusiva, com lotação no Instituto de Ciências Humanas (ICH) em Marabá - PA. Graduado em História pela FAPA - Faculdade Porto-Alegrense (2004), Aperfeiçoado em Educação e Diversidade pela UNB (2006), Mestre em História pelo PPGH-PUCRS (2008) e Doutor em História pelo PPGH-PUCRS (2014). Primeiro Secretário da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (2010-2012). Coordenador do GT Negros da Associação Nacional de História - Seção RS (2010-2016). Líder do Grupo Grupo de Pesquisa em História Política e Social: Raça, Trabalho e Poder - Africanidades, Identidades Negras e Ideologias na História da Amazônia (RTP-AINIHA), da Faculdade de História da Unifesspa. Atua como docente no Ensino Superior onde ministra disciplinas de História da África e História e Cultura Afro-Brasileira. Lecionou História no Ensino Médio e no Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na organização de encontros de formação para professores, cursos, seminários e mostras de trabalhos de estudos bem como no desenvolvimento de material didático e instrucional referente à Lei 10.639/03. Pesquisa sobre os seguintes temas: renovação da história política, história e cultura afro-brasileira, movimentos sociais das "gentes do mar", lugares sociais das produções negras e afro-brasileiras, lideranças políticas, ações político-sociais e identidade negra no RS e no país (1930-1974), ações afirmativas, história e patrimônio e propostas de ensino de história das relações étnico-raciais e identitárias.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Gomes, A. dos S. (2017). Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas. Educar Em Revista, 33(64), p. 189–214. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48996

Edição

Seção

Demanda Contínua