Africanidades e diversidades no ensino de história: entre saberes e práticas
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o uso das Africanidades na educação escolar. Em particular, o uso das representações de divindades cultuado no estado do Rio Grande do Sul e sua possível semelhança funcional na prática de ensino com os mitos gregos. A intenção da narrativa é problematizar um planejamento de aula da disciplina de história realizada em uma escola pública do ensino médio da cidade de Porto Alegre, capital do estado. Através da análise de conteúdo proposta por Bardin serão analisados, além dos relatórios preparados pelos próprios alunos, fontes imagéticas. Os resultados da prática de ensino tem como objetivo contribuir para o ensino da história, da diversidade e da educação das relações étnico-raciais.
Palavras-chave
Qualis A1
Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Contatos: (55) 41- 3535-6207
E-mail: educar@ufpr.br
Contador ativo desde 10/09/2021