O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal

Autores

  • Cláudia Cardoso-Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza Navas Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Acurácia, Fluência, Vocabulário, Português brasileiro

Resumo

Segundo a “Visão Simples da Leitura” (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e do desempenho em decodificação. As implicações pedagógicas desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Cardoso-Martins, C., & Navas, A. L. (2017). O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar Em Revista, 32(62), p. 17–32. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307

Edição

Seção

Dossiê Temático