Literacia científica: leitura e produção de textos científicos

Autores

  • José Morais Université Libre de Bruxelles
  • Régine Kolinsky Fonds de la Recherche Scientifique

Palavras-chave:

Literacia, Literacia científica, Literacia literária, Ciência da literacia, Ensino da ciência

Resumo

Após discussão do termo e do conceito de literacia, da sua história e do seu contexto sociocultural, são referidas as condições da aprendizagem da leitura e da escrita no sistema alfabético e distinguidos diferentes tipos de “letrado”. É apresentado o subconceito de literacia científica, esboçada a sua história e discutida a sua ambiguidade, concluindo que ele deve incluir tanto a produção escrita da ciência como o conhecimento e compreensão que as pessoas têm desta. É analisada e comentada a parte de leitura e de produção de texto na atividade científica, assim como a relação íntima entre leitura e escrita de texto, e são considerados os hábitos e as exigências das publicações. São ilustrados os baixos níveis da “consciência científica” na população, inclusive na estudantil, e do ensino da ciência na escola, é recomendada a leitura precoce de artigos científicos e considerada favoravelmente a tendência atual à aproximação e em certos casos integração das literacias científica e literária. O estado da literacia (mais precisamente da capacidade de leitura) no contexto da globalização capitalista neoliberal e no Brasil em particular são considerados como travões à generalização da literacia científica. Enfim, é defendida a importância da ciência experimental da cognição e da linguagem e de uma maior orientação do ensino para o desenvolvimento das capacidades de “inteligência fluida”.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Morais, J., & Kolinsky, R. (2017). Literacia científica: leitura e produção de textos científicos. Educar Em Revista, 32(62), p. 143–162. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48025

Edição

Seção

Dossiê Temático