Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Autores

  • Fernanda Leopoldina Viana Universidade do Minho
  • Miguel Borges Ministério a Educação

Palavras-chave:

Fluência em leitura, Programas de intervenção, Estratégias de leitura

Resumo

Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um designquase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Viana, F. L., & Borges, M. (2017). Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade. Educar Em Revista, 32(62), p. 33–51. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48023

Edição

Seção

Dossiê Temático