Educação infantil em tempo integral: em busca de uma philia social

Autores

  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação infantil em tempo integral, Philia social, Educação infantil.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões decorrentes de pesquisa realizada em diferentes municípios capixabas sobre as concepções e práticas da educação em tempo integral no contexto da educação infantil (ARAÚJO, 2015). A notória existência do “tempo integral” na educação infantil conserva uma durabilidade paradoxal, seja pela sua inescapável formulação em torno dos direitos das mulheres trabalhadoras e das crianças pobres ou em situação de vulnerabilidade e risco social, seja pela sua habitual invisibilidade como parte integrante de um mesmo processo educativo na educação infantil, conferindo-lhe uma identidade instável e uma realidade demandante dos momentos de infortúnio, condicionada que está ao “errante curso labiríntico da vida” (GOETHE apud ARENDT, 1987). Suas questões apontam para a necessária criação de um ethos público, cuja philia social (ARENDT, 1987; MATOS, 2006, 2009; ARISTÓTELES, 2009) se apresenta como uma possibilidade para inaugurar novos suportes materiais e simbólicos que permitam às crianças serem acolhidas para além das contingências de suas necessidades. 

Biografia do Autor

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Estudos em Hannah Arendt), sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Professora Associada III do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade - CE/UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, junto à Linha de Pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. Representante do PPGE/UFES junto ao Termo de Cooperação Técnica entre UFES e Universidade do Minho/IE (Portugal). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Educação Infantil em Tempo Integral; Culturas Infantis e Cidade; Políticas Públicas articuladas à Educação. Secretária de Educação de Vitória/ES (2009 a 2012). 

Downloads

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Araújo, V. C. de. (2017). Educação infantil em tempo integral: em busca de uma philia social. Educar Em Revista, 33(63), p. 191–203. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47300

Edição

Seção

Demanda Contínua