Impactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem

Autores

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Gestão de aulas, Problemas verbais, Matemática, Prática docente, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta potenciais êxitos e constrangimentos apresentados em aulas baseadas em problemas verbais escritos de Matemática impactando sobre a aprendizagem de alunos do oitavo ano do ensino fundamental português. Os problemas foram propostos por futuros professores em meio ao estágio supervisionado na Universidade de Lisboa. Os dados emergiram de estratos da interação/intervenção de um professor-orientador com três estagiárias sobre as gestões de suas aulas baseadas em problemas verbais escritos de Matemática. Foram identificados êxitos tais como associar figuras geométricas às respectivas expressões algébricas e conduzir as explicações por questionamentos diretos sobre o tema e, constrangimentos como confusões conceituais matemáticas, comandos escritos sem sentido para os alunos, termos sem a devida contextualização para o contexto matemático. A investigação contou com apoio teórico de autores e pesquisadores sobre a resolução de problemas, a compreensão de textos de enunciados de problemas de Matemática e a formação na/da prática docente.

Biografia do Autor

Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Resolução de Problemas de Matemática na Universidade de Lisboa; Doutora em Educação (Psicologia da Educação Matemática) pela UNICAMP; Mestre em Educação pela UFES; Matemática pela UFES. Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Cefor-Reitoria-IFES; Professora e Pesquisadora na Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), IFES.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Souza, M. A. V. F. de. (2017). Impactos da gestão de aulas baseadas em problemas verbais de Matemática sobre a aprendizagem. Educar Em Revista, 33(64), p. 231–246. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46978

Edição

Seção

Demanda Contínua