Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Paulo Freire, Formação de educadores, Formação permanente, Cátedra Paulo Freire

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar a proposta de formação permanente
de Paulo Freire como um paradigma contra-hegemônico, capaz de reagir
criticamente aos modelos dominantes de formação. O texto expõe um panorama das críticas que vêm sendo feitas às políticas e práticas de formação de educadores e às racionalidades subjacentes às propostas que disputam projetos nesse campo de estudos e pesquisas. Na sequência, o paradigma de formação permanente de Paulo Freire, posto em ação na Secretaria de Educação do município de São Paulo (1989-1992), é discutido como uma possibilidade para construir, coletivamente, novas formas de agir e pensar na formação docente, em uma perspectiva crítico-transformadora. Por fim, são apontados resultados da pesquisa “Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção”, que busca evidenciar a materialidade e a reinvenção do pensamento de Freire, em diferentes contextos educativos da realidade brasileira, no eixo da formação docente. A pesquisa tem sua origem na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vem se desenvolvendo em uma rede que congrega 28 pesquisadores vinculados a 14 Programas de Pós-Graduação em Educação, em 10 estados.

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

Saul, A. M., & Saul, A. (2016). Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores:fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar Em Revista, 32(61), p. 19–35. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46865

Edição

Seção

Dossiê Temático