Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar

Autores

  • Marcio Roberto de Lima Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Políticas públicas. Cibercultura. Tecnologias Digitais. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo enfoca algumas influências do Projeto Um Computador por Aluno
(UCA) na apropriação docente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e nas práticas pedagógicas. Em campo, foram realizadas entrevistas com duas professoras que partilharam suas impressões e experiências no Projeto UCA em uma escola de Tiradentes (MG) durante o ano de 2011. Devidamente autorizadas, as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em um procedimento misto de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e – em alguns momentos – Análise Crítica de Discurso. (GEE, 1999, 2001). Com auxílio do software Atlas.ti os dados empíricos foram codificados em unidades de significados que buscaram sintetizar: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Projeto UCA; as percepções docentes sobre o Projeto e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas professoras, além dos desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. A análise dos dados evidenciou que as ações do Projeto UCA não foram suficientes para estimular a apropriação docente das TDIC, a reconfiguração das práticas pedagógicas e a instauração de uma cultura digital, tendo em vista o baixo aproveitamento do potencial das TDIC associado a um cenário precário para a implantação da política na escola estudada.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced). Tem como áreas de interesse e atuação: Educação e cibercultura; Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; Incorporação das TDIC às práticas pedagógicas; Políticas públicas educacionais de inclusão digital; Virtualização do movimento. 

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Didactique des Disciplines (Université Pierre et Marie Curie, França, 1999), Professora Tutular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

Lima, M. R. de, & Nascimento, S. S. do. (2016). Projeto UCA em Tiradentes: significações de duas professoras quanto às tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto escolar. Educar Em Revista, 32(61), p. 223–240. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46117

Edição

Seção

Demanda Contínua