As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos

Authors

  • Marcelo Fronza Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

O objetivo deste estudo é investigar como a verdade histórica e a intersubjetividade organizam a forma como os jovens tomam o conhecimento para si. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade (RÜSEN, 2009). Analisam-se possibilidades investigativas existentes na relação entre as histórias em quadrinhos e a aprendizagem histórica de jovens estudantes. Abordam-se os tipos de investigações sobre como as narrativas históricas gráficas entraram na cultura escolar: 1) os quadrinhos ligados ao mercado das histórias em quadrinhos ficcionais com temas históricos; 2) os livros didáticos; 3) as histórias em quadrinhos didáticas na forma de paradidáticos; e 4) as histórias em quadrinhos produzidas pelos próprios estudantes, e 5) as narrativas gráficas autobiográficas.

Published

2016-06-29

How to Cite

Fronza, M. (2016). As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Educar Em Revista, 32(60), p. 43–72. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46051

Issue

Section

Dossiê Temático