Apresentação

Autores

  • Maria de Fatima Minetto Universidade Federal do Paraná
  • Suzane Schmidlin Löhr Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação, família, necessidades especiais

Resumo

O presente Dossiê Temático Educação, Família e Necessidades Especiais tem como objetivo apresentar estudos teóricos, empíricos, além de propostas de intervenção, direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais tanto no contexto familiar quanto no educacional. O conhecimento sobre as particularidades que envolvem a educação de crianças com necessidades especiais, por si só, favorece o estabelecimento de fatores de proteção ao desenvolvimento. Discute-se muito a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, com vistas a uma integração maior de tais pessoas na sociedade, além de fortalecer, em todos, atitudes de respeito à diversidade. Porém, a inclusão ocorrerá de fato, e não apenas em registros nos documentos oficiais, quando a sociedade estiver aberta para tal perspectiva. E, só se abre para novas perspectivas, quando há espaço para conhecê-las, já que o novo, assim como o diferente, gera ansiedade e pode levar a respostas de fuga ou esquiva.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Minetto, M. de F., & Löhr, S. S. (2016). Apresentação. Educar Em Revista, 32(59), p. 13–16. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44790

Edição

Seção

Dossiê Temático