Apresentação
Palavras-chave:
Educação, família, necessidades especiaisResumo
O presente Dossiê Temático Educação, Família e Necessidades Especiais tem como objetivo apresentar estudos teóricos, empíricos, além de propostas de intervenção, direcionados a pessoas com necessidades educativas especiais tanto no contexto familiar quanto no educacional. O conhecimento sobre as particularidades que envolvem a educação de crianças com necessidades especiais, por si só, favorece o estabelecimento de fatores de proteção ao desenvolvimento. Discute-se muito a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no ensino regular, com vistas a uma integração maior de tais pessoas na sociedade, além de fortalecer, em todos, atitudes de respeito à diversidade. Porém, a inclusão ocorrerá de fato, e não apenas em registros nos documentos oficiais, quando a sociedade estiver aberta para tal perspectiva. E, só se abre para novas perspectivas, quando há espaço para conhecê-las, já que o novo, assim como o diferente, gera ansiedade e pode levar a respostas de fuga ou esquiva.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.