Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller

Autores

  • Geraldo Balduino Horn Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Centro Universitário Internacional

Palavras-chave:

Método filosófico, Filosofia Radical, Recepção filosófica

Resumo

Este artigo apresenta, problematiza e analisa alguns pressupostos do método de recepção filosófica de Agnes Heller presentes em sua obra A Filosofia Radical. O conceito de recepção filosófica ocupa lugar central na análise. Mostra que não é possível pensar em educação filosófica senão a partir de uma epistemologia de referência circunscrita por um modus operandi filosófico. Daí decorre que só é possível conferir identidade e legitimidade à filosofia quando se reconhece e se estabelece uma “territorialidade epistemológica”. Essa territorialidade se expressa por meio do estatuto de conhecimento propriamente filosófico, mas que se afirma como saber filosófico radical na medida em que não separa o conhecimento das condições humano-sociais de quem o tornou possível. Mais do que um conjunto de argumentos lógicos intelectivamente ordenados, conhecer com radicalidade tem a ver com atitude, com posicionamento que não separa o pensar do agir e da vida. A utopia racional, o carecimento, a atitude, a objetivação filosófica, são algumas das noções conceituais que possibilitam instituir e dar identidade ao Método filosófico, do modo como ele é compreendido e justificado por Heller.

Biografia do Autor

Geraldo Balduino Horn, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Área: Ensino de Filosofia/Educação Filosófica

Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Horn, G. B., & Mendes, A. A. P. (2017). Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller. Educar Em Revista, 32(62), p. 279–293. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44746

Edição

Seção

Demanda Contínua