No regaço da mãe Faustina: uma ama escrava e a educação da criança pela família no século XIX

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Amas escravas, educação, família, Paraná, século XIX

Resumo

O objetivo do artigo é identificar as práticas educativas engendradas pelas amas escravas no interior da família e como elas podem ter se tornado práticas de educação das crianças sob seus cuidados. O estudo recai sobre a cidade de Paranaguá, Província do Paraná, na década de 1870. As fontes documentais são constituídas por relatos escritos por membros da família Correia, que preservou, na memória familiar, evidências da educação dada pela ama Faustina ao pequeno Leocádio Cysneiros Correia, nascido em 1876. Na primeira parte do artigo são interpretados alguns vestígios da trajetória da escrava Faustina no interior da família Correia enquanto que na segunda parte são analisadas as práticas educativas de que ela e outras amas escravas parecem ter lançado mão na educação da criança, no interior da família, no século XIX. 

Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela UFPR. Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação , privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Tuchinski dos Anjos, J. J. (2016). No regaço da mãe Faustina: uma ama escrava e a educação da criança pela família no século XIX. Educar Em Revista, 32(60), p. 199–214. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44007

Edição

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