A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências

Autores

  • Ana Maria Santos Gouw Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema
  • Nelio Marco Vincenzo Bizzo Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Palavras-chave:

interesse dos estudantes, avaliação educacional, ciência escolar

Resumo

O desencanto dos estudantes pela carreira científica e pelas aulas de ciências tem promovido a necessidade de identificar as percepções dos jovens em relação à ciência, suas aulas de ciências, o papel da ciência na sociedade, dentre outros. Neste sentido, o projeto internacional The Relevance of Science Education (Rose) configura-se como uma das iniciativas que procuram responder à esta questão. Ele já foi implementado em mais de 40 países e é o objeto de estudo do trabalho aqui descrito. A pesquisa encontra-se dentro do campo da avaliação educacional. A amostra brasileira, de representatividade nacional, envolveu 2365 estudantes, oriundos de 84 escolas. Os dados obtidos revelam que o jovem brasileiro considera a ciência escolar interessante, apesar de não ter preferência pela ciência em relação a outras disciplinas. Há uma atitude geral positiva em relação à disciplina, tanto no que se refere à sua importância como à sua utilidade. Apesar disso, tanto meninas quanto meninos tem pouco interesse em ingressar na carreira científica. A lacuna existente entre o interesse pela ciência escolar e o interesse pela carreira nos impõe a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Educação com ênfase em Ensino de Ciências. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de Práticas Pedagógicas de Biologia.

Nelio Marco Vincenzo Bizzo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua no área de ensino de ciências e biologia, em especial em tópicos envolvendo percepção pública da ciência e evolução biológica.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Santos Gouw, A. M., & Bizzo, N. M. V. (2016). A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências. Educar Em Revista, 32(60), p. 277–292. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43612

Edição

Seção

Demanda Contínua