Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras

Autores

  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Imprensa Negra, Fragmentos Biográficos, Fotogravuras, Pedagogias

Resumo

Este artigo investiga as pedagogias do jornal de imprensa negra O Exemplo, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo central é analisar os fragmentos biográficos e as fotogravuras que os jornalistas do jornal O Exemplo produziram e fizeram circular  sobre  afrodescendentes. Inicialmente, apresento o jornal O Exemplo e discuto a positividade pedagógica da mídia e a noção de pedagogia. Em segundo lugar, aproprio-me dos argumentos de Stuart Hall, para analisar as fotogravuras de afrodescendentes veiculadas pelo jornal e também abordo diferentes perspectivas analíticas sobre o uso da fotografia. Finalmente, procuro demonstrar que tanto os fragmentos biográficos quanto as fotogravuras do jornal O Exemplo foram estrategicamente produzidos para disseminar pedagogias e construir modelos de negros com os quais os afrodescendentes poderiam se identificar e construir sua autoestima.

Biografia do Autor

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil

Maria Angélica Zubaran, doutorado em História na State University of New York, Pós-doutorado no Birkbeck College da London University professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, Pesquisadora do NEABI/Ulbra, coordenadora do projeto “O Direito às Memórias Negras: Preservando o Patrimônio Afro-Brasileiro nas coleções do Jornal O Exemplo (1892-1930)”, EDITAL Minc/UFPE 2013. email angelicazubaran@yahoo.com.br

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Zubaran, M. A. (2016). Pedagogias da Imprensa Negra: entre fragmentos biográficos e fotogravuras. Educar Em Revista, 32(60), p. 215–229. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43561

Edição

Seção

Demanda Contínua