Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital

Autores

  • Maria Ivete Basniak Professora adjunto da Unespar - campus de União da Vitória

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Paraná Digital. Tecnologias Educacionais. Ciclos de Políticas.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a trajetória do Programa Paraná Digital e alguns de seus resultados em escolas públicas estaduais. Para isso, buscou-se através da metodologia de ciclos de políticas, analisar-se criticamente a política confrontando na análise dos três contextos (contexto da influência, contexto da produção do texto e contexto da prática) dados coletados em diferentes fontes: inserção profissional da pesquisadora, literatura já produzida sobre o tema, e documentos oficiais sobre os programas desenvolvidos no Paraná, acompanhados de entrevistas com os principais atores. Quanto aos resultados do programa, é possível afirmar que houve modificação do ambiente das escolas, com a ampliação de recursos úteis ao trabalho do professor; contribuição para a pesquisa e desenvolvimento de softwares e hardwares. Além disso, contribuiu para a iniciação de muitos professores no uso de equipamentos informáticos em suas aulas, embora tais formações tenham priorizado o uso dos equipamentos sem promover debates sobre as tecnologias na educação. O Programa Paraná Digital produziu resultados positivos, mas não consolidou a inclusão digital de alunos e professores do estado do Paraná.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Basniak, M. I. (2016). Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. Educar Em Revista, 32(60), p. 305–319. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42627

Edição

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