Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Maria Isabel da Cunha Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

O texto aborda a emergência da pedagogia universitária no contexto de democratização e expansão da educação superior no Brasil. Salienta a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender tem feito revigorar o campo da pedagogia universitária, debruçando-se sobre as práticas pedagógicas e de reorganização curricular no contexto das mudanças paradigmáticas que assolam a realidade de todo o processo educativo. A expansão tem trazido aos quadros acadêmicos muitos docentes em fase inicial de carreira, que demandam especial atenção. Aposta que o desenvolvimento profissional dos docentes acontece no espaço de trabalho, dada a inexistência de políticas públicas indutoras da formação inicial para esse nível de ensino. Discute que diferentes conceitos de formação produzem distintas estratégias de ação. Apresenta três modelos em ordem descrente de centralização: (A) Modelo de centralização e controle das ações; (B) Modelo parcial de descentralização e controle das ações e (C) Modelo descentralizado de acompanhamento e controle das ações. Esses modelos foram usados para analisar os Pressupostos e características dos indicadores, a Compreensão da Formação e do Desenvolvimento Profissional, os Formatos usuais das estratégias de formação e os Formatos de acompanhamento e avaliação. Apresenta, ainda, sugestão de estratégias de assessoramento pedagógico que vêm sendo protagonizadas nos espaços acadêmicos.

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Publicado

2015-08-17

Como Citar

da Cunha, M. I. (2015). Qualidade da Graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar Em Revista, 31(57), p. 17–31. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42106

Edição

Seção

Dossiê Temático