Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
Resumo
O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em
Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho
docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o
‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho
dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi
o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em
Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que
regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram
entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de
consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com
impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação
face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional
dos professores.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

