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Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)

Ana Maria Costa e Silva, Rosalinda Herdeiro

Resumo


O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em
Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho
docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o
‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho
dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi
o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em
Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que
regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram
entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de
consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com
impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação
face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional
dos professores.


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