Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs

Autores

  • Renan da Silva UNESP RIO CLARO

Palavras-chave:

Adolescência, DST, educação e saúde, educação sexual, ensino médio.

Resumo

O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema.  Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação? ) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste) o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.  

Biografia do Autor

Renan da Silva, UNESP RIO CLARO

Graduado em Ciências Sociais (2012). Mestre (2014). Doutorando em Educação pela UNESP - Rio Claro, pela Linha de Pesquisa Educação: Políticas, Gestão e o sujeito contemporâneo. Pesquisador Associado do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) , vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI - UNESP - São Paulo. Docente na UNESP - Rio Claro (Graduação) e na FATEP - Rio Claro (Graduação e Pós - Graduação), onde é Presidente do Comitê de Ética da instituição .Pesquisador do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação", formalmente registrado no CNPQ. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Educação e Saúde (UNESP). Integrante do Grupo de Estudos de Desenvolvimento - GEDE - Uni - FACEF. Homenageado com o Título de Cidadania Uberabense pela Câmara Municipal de Uberaba por seus estudos e serviços (2009). Parecerista Ad Hoc. Tem experiência na área de Sociologia , Psicologia, Administração,História, Relações Internacionais, Serviço Social, Direito e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação, Ética, Desenvolvimento Social, Sociologia da Educação, Sociologia do Direito, Inclusão, Formação Docente, Saúde , Sociedade e TCC. Membro editorial da Revista Empreendedorismo, Gestão e Negócios do Curso de Administração da FATECE.

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Publicado

2015-08-25

Como Citar

Silva, R. da. (2015). Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs. Educar Em Revista, 31(57), p. 221–238. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170

Edição

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Demanda Contínua