Editorial

Autores

  • Cláudio de Sá Machado Jr. Universidade Federal do Paraná
  • Marcus Levy Bencostta UFPR

Resumo

Neste mês de março, a Educar em Revista completa 38 anos de existência. Momento mais que oportuno, portanto, para tornarmos público que, além da coleção completa que já está disponível na plataforma institucional do Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná (SER/UFPR), em breve teremos a coleção completa também na importante plataforma da Scientific Electronic Library Online (SciELO)[1]. A publicação na SciELO leva à indexação internacional a produção de todos os autores da Educar em Revista, potencializando o acesso aos conteúdos publicados anteriormente à existência da própria plataforma. A disponibilidade destes exemplares no SER e na SciELO contrasta com a disponibilidade já rara dos primeiros exemplares impressos da Educar em Revista. Mais do que o reconhecimento da trajetória histórica do periódico, trata-se de um importante empreendimento de divulgação histórico-científica dos estudos da área da educação. Neste sentido, parabenizamos o Setor de Educação da UFPR pela conquista, que presenteia os leitores da plataforma SciELO da melhor forma possível.

Esta edição de n. 55 traz como primeiro dossiê do ano de 2015 a temática “Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas”, organizado pela Profª Drª Sônia Fátima Schwendler. Na sequência deste editorial, a organizadora fará a apresentação competente e detalhada a respeito da composição do dossiê. Do ponto de vista editorial, ressaltamos a qualidade dos trabalhos que compõem este dossiê, mantendo a diversidade da representatividade institucional que mais uma vez se faz presente. Contempla-se assim a produção de pesquisadores vinculados a instituições de diversas regiões do Brasil e também de pesquisadores não brasileiros, cuja representação neste dossiê remete-se ao Reino Unido. Nada mais oportuno que discutir as possíveis funções sociais dos movimentos sociais e os papéis da educação do campo diante das experiências que vivenciamos diante dos acontecimentos contemporâneos. Os editores parabenizam os autores deste dossiê pelo excelente trabalho realizado.


[1] A coleção já pode ser visualizada em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0104-4060&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 mar. 2015.

Biografia do Autor

Cláudio de Sá Machado Jr., Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor do periódico Educar em Revista (UFPR), publicação Qualis A1 na área de Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho em História da Educação (GTHE) junto à Associação Nacional de História - Seção Paraná (ANPUH-PR). Docente com experiência na Educação Básica (Fundamental e Médio) e Ensino Superior (extensão, graduação e pós-graduação), tanto presencial quanto a distância. Autor dos livros "Imagens da sociedade porto-alegrense" (Oikos, 2009) e "Fotografias e códigos culturais" (Evangraf, 2012), e organizador do livro "Políticas públicas e patrimônio cultural" (UFPel, 2012).

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Machado Jr., C. de S., & Bencostta, M. L. (2015). Editorial. Educar Em Revista, 31(55), p. 5–7. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40548

Edição

Seção

Editorial