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Editorial

Cláudio de Sá Machado Jr., Marcus Levy Bencostta

Resumo


Neste mês de março, a Educar em Revista completa 38 anos de existência. Momento mais que oportuno, portanto, para tornarmos público que, além da coleção completa que já está disponível na plataforma institucional do Sistema Eletrônico de Revistas da Universidade Federal do Paraná (SER/UFPR), em breve teremos a coleção completa também na importante plataforma da Scientific Electronic Library Online (SciELO)[1]. A publicação na SciELO leva à indexação internacional a produção de todos os autores da Educar em Revista, potencializando o acesso aos conteúdos publicados anteriormente à existência da própria plataforma. A disponibilidade destes exemplares no SER e na SciELO contrasta com a disponibilidade já rara dos primeiros exemplares impressos da Educar em Revista. Mais do que o reconhecimento da trajetória histórica do periódico, trata-se de um importante empreendimento de divulgação histórico-científica dos estudos da área da educação. Neste sentido, parabenizamos o Setor de Educação da UFPR pela conquista, que presenteia os leitores da plataforma SciELO da melhor forma possível.

Esta edição de n. 55 traz como primeiro dossiê do ano de 2015 a temática “Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas”, organizado pela Profª Drª Sônia Fátima Schwendler. Na sequência deste editorial, a organizadora fará a apresentação competente e detalhada a respeito da composição do dossiê. Do ponto de vista editorial, ressaltamos a qualidade dos trabalhos que compõem este dossiê, mantendo a diversidade da representatividade institucional que mais uma vez se faz presente. Contempla-se assim a produção de pesquisadores vinculados a instituições de diversas regiões do Brasil e também de pesquisadores não brasileiros, cuja representação neste dossiê remete-se ao Reino Unido. Nada mais oportuno que discutir as possíveis funções sociais dos movimentos sociais e os papéis da educação do campo diante das experiências que vivenciamos diante dos acontecimentos contemporâneos. Os editores parabenizam os autores deste dossiê pelo excelente trabalho realizado.


[1] A coleção já pode ser visualizada em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0104-4060&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 mar. 2015.


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