Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares

Autores

  • Salete de Fátima Noro Cordeiro Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia- UFBA

Palavras-chave:

Tecnologias digitais móveis, Territorialidades, Cotidiano escolar

Resumo

As tecnologias digitais móveis têm engendrado práticas reterritorializantes, a partir das quais os interagentes/praticantes têm criado espaços/tempos outros para ser, estar, criar e viver. O cotidiano escolar também vem sendo marcado intensamente pelas táticas de seus interagentes/praticantes que criam territorialidades outras a partir dessas tecnologias.Em vista disso, buscamos refletir sobre os movimentos ocorridos nos cotidianos escolares a partir da chegada das tecnologias digitais móveis em três escolas públicas do ensino fundamental; para tanto, desenvolvemos uma cartografia dos processos que envolvem o fenômeno, descrevendo e buscando encontrar/identificar suas intensidades.Como resultados da pesquisa, apontamos a criação de territórios onde o digital passa a ser estruturante de práticas de produção de conteúdos, conhecimentos e significados e de reorganização do espaço escolar.


Biografia do Autor

Salete de Fátima Noro Cordeiro, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em educação, Doutorado em Educação. Professora do departamento II da Universidade Federal da Bahia. Regime de dedicação exclusiva. Atua nas áreas de formação de professores e educação e tecnologias, ministrando atualmente a disciplina Educação e Tecnologias Contemporãneas.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Cordeiro, S. de F. N., & Bonilla, M. H. S. (2015). Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar Em Revista, 31(56), p. 259–275. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40334

Edição

Seção

Demanda Contínua