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Apresentação

Sônia Fátima Schwendler

Resumo


O Dossiê temático “Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas” tem por objetivo trazer as contribuições teóricas de autores que vêm se debruçando sobre a pesquisa com os sujeitos do campo. Visa teorizar a prática educativa, política e organizativa da Educação do Campo na sua relação com os movimentos sociais. Além disso, busca refletir sobre as pedagogias construídas pelos(as) trabalhadores(as) do campo na sua luta pela recuperação da humanidade roubada, construída na resistência cotidiana e coletiva aos processos de desterritorialização, provocados pela reprodução ampliada do capital. Busca ainda refletir sobre os avanços e as contradições das políticas públicas que vêm sendo construídas no cenário nacional. Esta reflexão situa o direito à educação, tendo por princípio o enfrentamento das distintas formas de desigualdade social, historicamente construídas. Os artigos também buscam problematizar a relação entre educação e trabalho visando a transformação das práticas educativas nas escolas do campo, em específico nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária.


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