Apresentação

Autores

  • Sônia Fátima Schwendler Universidade Federal do Paraná

Resumo

O Dossiê temático “Educação do Campo e Movimentos Sociais: saberes, práticas e políticas” tem por objetivo trazer as contribuições teóricas de autores que vêm se debruçando sobre a pesquisa com os sujeitos do campo. Visa teorizar a prática educativa, política e organizativa da Educação do Campo na sua relação com os movimentos sociais. Além disso, busca refletir sobre as pedagogias construídas pelos(as) trabalhadores(as) do campo na sua luta pela recuperação da humanidade roubada, construída na resistência cotidiana e coletiva aos processos de desterritorialização, provocados pela reprodução ampliada do capital. Busca ainda refletir sobre os avanços e as contradições das políticas públicas que vêm sendo construídas no cenário nacional. Esta reflexão situa o direito à educação, tendo por princípio o enfrentamento das distintas formas de desigualdade social, historicamente construídas. Os artigos também buscam problematizar a relação entre educação e trabalho visando a transformação das práticas educativas nas escolas do campo, em específico nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária.

Biografia do Autor

Sônia Fátima Schwendler, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Pedagogia (1992) e Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). PhD em Estudos Ibéricos e Latino Americanos pela University of London, Queen Mary College (2013). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação , desde 1997) e Pesquisadora Honorária da Universidade de Londres, Queen Mary College. Atuou como Membro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA  (1998-2000) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná  como Coordenadora da Educação do Campo (2003-2004). Coordenou o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Educação do Campo (2005 a maio/2008). É co-autora do livro Paulo Freire: vida e obra (2001) e co-autora e organizadora dos livros Exercitando a cidadania no campo: a educação popular com trabalhadores Sem-Terra (2006), Educação do Campo em movimento: Teoria e prática cotidiana, v.I (2010). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação do Campo,Educação de Adultos e Educação Popular, Estudos Comparados na América Latina, e Estudos de Gênero.

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Publicado

2015-03-06

Como Citar

Schwendler, S. F. (2015). Apresentação. Educar Em Revista, 31(55), p. 15–23. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39866

Edição

Seção

Dossiê Temático