Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância

Autores

  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Milene Selbach Silveira

Resumo

A expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos traz consigo o desafio da estruturação de materiais didáticos adequados para apoiar as ações pedagógicas nesses cursos. Neste contexto encontra-se a proposta de materiais didáticos estruturados como “Objetos de Aprendizagem” (OAs). Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), permitindo ser reusado em outras atividades ou cursos, para além daquela para o qual foi projetado. Com foco na explicitação de seus objetivos pedagógicos, este artigo apresenta a análise de um conjunto de 65 objetos de aprendizagem produzidos no Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo os achados desta pesquisa e o ponto de vista de alguns dos diferentes atores envolvidos no processo de produção e uso desses OAs

Downloads

Como Citar

Fernandes Carneiro, M. L., & Selbach Silveira, M. (2014). Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar Em Revista, p. 235–260. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662

Edição

Seção

Dossiê Temático