Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores

  • Lucilene Lisboa de Liz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sandra Quarezemin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem como finalidade problematizar a percepção dos professores dos anos iniciais, alunos em formação por meio da educação a distância (EaD), no que diz respeito ao ensino de língua materna,  em relação:  (i) à influência exercida pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante o seu processo de aprendizagem da língua escrita;  (ii)  à forma como passaram pelo processo de aprendizagem da escrita e os reflexos dessa experiência em sua prática docente; (iii) à influência do uso das TIC na escrita dos seus alunos; e (iv) à concepção de língua adotada por esses professores. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que os sujeitos de pesquisa são alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na modalidade a distância. Quanto ao instrumento de coleta de dados, procedeu-se à aplicação de questionários em quatro polos de EaD.

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Como Citar

Lisboa de Liz, L., & Quarezemin, S. (2014). Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educar Em Revista, p. 173–190. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38659

Edição

Seção

Dossiê Temático