A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional

Autores

  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Rozenfeld G. Oliveira

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das relações entre os temas “Pesquisa” e “Educação a Distância” (EaD), buscando identificar as articulações entre a agenda de pesquisa sobre EaD e a evolução da área. Esta modalidade educacional tornou-se um fértil terreno para investigações, especialmente depois da sua recente expansão, decorrente do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, foi feita uma análise bibliométrica das produções científicas (teses de doutorado em Educação), catalogadas pelo Grupo Horizonte (UFSCar). Foram identificadas 83 teses sobre EaD, que foram analisadas detalhadamente. Os dados indicaram que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que, também na EaD, a agenda de pesquisas caminha articulada com a evolução da própria área de estudo. Observou-se que a quantidade de estudos sobre EaD tem aumentado nos últimos anos, em consonância com a recente expansão da EaD, indicando a redefinição ou emergência de um campo investigativo mais maduro. Todavia, ainda carecemos de estudos mais densos sobre muitos aspectos da modalidade.

Downloads

Como Citar

Mill, D., & Rozenfeld G. Oliveira, M. (2014). A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional. Educar Em Revista, p. 15–36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38642

Edição

Seção

Dossiê Temático