A alfabetização e o inventário de uma herança

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

alfabetização, pensamento cartesiano, prática investigativa.

Resumo

O artigo indaga sobre a persistência do mecanicismo como regulador de práticas relacionadas à alfabetização, retomando as proposições pela prática investigativa. Primeiramente, é proposta a discussão acerca de orientações impressas ao pensamento, através do questionamento de uma herança: a perspectiva cartesiana. Uma breve passagem sobre as matrizes da ciência moderna sinaliza a tendência da alfabetização a ser reduzida à generalização e linearidade, discutindo como as ideias de aplicabilidade teórica e de universalização interferem na prática. A seguir, a partir da apresentação de alguns achados de pesquisa, a autora recorre à proposta da “alfabetização como prática de investigação permanente”, ideia advinda de vários autores que defendem o conhecimento dos direcionamentos oferecidos à alfabetização, quando alimentada pela pesquisa. A conclusão aponta para o aproveitamento dos esforços intelectuais dos que se dedicam à alfabetização, no sentido de que sejam diluídas as fronteiras que fragmentam saberes de naturezas distintas e de que o ensino da escrita seja favorecido através de um mergulho epistemológico.


Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Mitsi Pinheiro de Lacerda é professora adjunta IV do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola.

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Publicado

2015-03-19

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2015). A alfabetização e o inventário de uma herança. Educar Em Revista, 31(55), p. 189–204. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38447

Edição

Seção

Demanda Contínua