Apresentação
Resumo
A questão ambiental é um dos desafios colocados pela sociedade contemporânea a todos os níveis de formação institucionalizados, em especial, ao ensino superior. Este desafio tem apontado para a necessidade de construção de um novo projeto de universidade, que leve em conta as inovações na formação acadêmica que articulam novos arranjos de conhecimento e outras possibilidades de relação entre a ciência, a prática social e as políticas públicas. As instituições de ensino superior respondem a este desafio recompondo a problemática ambiental que a ela retorna, levantando outras questões e interferindo, sobretudo, na pesquisa e na formação acadêmica. Complexidade, interdisciplinaridade, educação ambiental, sustentabilidade e outros conceitos e noções passam a fazer parte do vocabulário da cultura acadêmica. A graduação e a pós-graduação reconstroem os espaços de conhecimento e criam novos cursos de formação para atender as solicitações da sociedade em torno da questão ambiental. Se há um processo de ambientalização da universidade em marcha, há o seu corresponde em termos de formação de ideias, opiniões, representações e conhecimentos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.