Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores

Autores

  • Regina Capelo Centro de Competências de Artes e Humanidades - Universidade da Madeira
  • Margarida Pocinho

Palavras-chave:

autoeficácia, satisfação profissional, professores

Resumo

Este estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da “eficácia instrucional” e da “eficácia nos relacionamentos interpessoais” predizem um aumento da satisfação docente na dimensão “relação com a profissão” (R2 = .27). A uma melhor perceção da “relação interpessoal/institucional” (R2 = .20), corresponde uma diminuição da “eficácia instrucional” e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.

Biografia do Autor

Regina Capelo, Centro de Competências de Artes e Humanidades - Universidade da Madeira

Centro de Competências de Artes e Humanidades, departamento de Psicologia, área em estudo - Psicologia

Autores:

- Regina Capelo - Doutorada em Ciências do Trabalho na Área da Psicologia Social, Professora Auxiliar Convidada

- Margarida Pocinho - Doutorada e Educação na Área da Psicologia da Educação, Agregação em Psicologia, Professora Axuliar com Agregação

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Publicado

2014-09-25

Como Citar

Capelo, R., & Pocinho, M. (2014). Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores. Educar Em Revista, 30(54), p. 175–184. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37870

Edição

Seção

Demanda Contínua