Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza

Autores

  • Antonia Emanuela Oliveira de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Fátima Sampaio Silva Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

formação de Professores, Creche, Trabalho colaborativo.

Resumo

Esta pesquisa analisou a contribuição de uma formação em contexto para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas das professoras de uma creche municipal em Fortaleza. Fundamentou-se nas perspectivas de Nóvoa (1997) e Shön (1997), caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação colaborativa, desenvolvida na instituição onde as professoras trabalhavam. O processo de formação em contexto foi planejado e implementado a partir da indicação pelas professoras dos temas que seriam o alvo dos estudos e da intervenção na creche. Baseando-se nestes temas, foram elaborados planos de estudos, contendo os objetivos de cada encontro de formação, a metodologia de trabalho e apontando as leituras que seriam objeto de reflexões e discussões nestes encontros. Utilizou-se também um recurso classificado por Ibiapina (2008) como videoformação, que possibilitou a análise pelas professoras de suas próprias práticas. Os dados analisados qualitativamente indicaram que, no decorrer dos dez encontros, as professoras analisaram suas práticas à luz dos conhecimentos que estavam sendo construídos e simultaneamente introduziram modificações nas mesmas, visando à melhoria da qualidade. Ao final da formação, por meio de depoimentos orais e escritos, as professoras revelaram um alto grau de satisfação com a formação da qual ativamente participaram. Após a formação, observações feitas pelas pesquisadoras nas salas da creche evidenciaram mudanças nas suas rotinas. É possível, pois, constatar a eficácia do trabalho colaborativo envolvendo pesquisadores e professores para a melhoria das práticas pedagógicas em creches.

Biografia do Autor

Antonia Emanuela Oliveira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, professora do Departamento de Economia Doméstica setor de estudos Desenvolvimento da Criança da UFC.

Fátima Sampaio Silva, Universidade Federal do Ceará

PhD em Educação nos anos iniciais pela Universidade do Arizona USA, professora aposentada do Departamento de Economia Doméstica setor de estudos Desenvolvimento da Criança da Universidade Federal do Ceará. Atualmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFC.

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Publicado

2014-12-08

Como Citar

de Lima, A. E. O., & Silva, F. S. (2014). Uma proposta de formação em contexto para as professoras de uma creche municipal de Fortaleza. Educar Em Revista, 30(54), p. 293–308. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36986

Edição

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