A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na Instituição de Educação Infantil

Autores

  • Isabel de Oliveira e Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

relação creche-família, compartilhamento, confiança.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a questão do estabelecimento da confiança das mães de crianças de0 a3 anos na Instituição de Educação Infantil (IEI) pública. As análises dessa dimensão das relações entre família e Instituição de Educação Infantil foram realizadas tomando a noção de confiança desenvolvida por Anthony Giddens em sua análise das consequências da Modernidade. As análises apresentadas focalizam os sentidos e significados construídos pelas mães a respeito da opção pela creche como alternativa de apoio ao cuidado e educação dos filhos. Sustenta-se em pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas individuais e em grupo com mães de crianças que frequentam instituições públicas de Educação Infantil. As conclusões indicam a agência das mães no processo de construção das relações com a IEI no que diz respeito ao estabelecimento de relações de confiança e da legitimidade da escolha por contar com a IEI pública para seus filhos desde bebês. Tal agência revela-se tanto no empreendimento de ações que reduzam a lacuna de conhecimentos dos familiares sobre a IEI bem como na busca por construir uma narrativa sobre a Educação Infantil e suas professoras que lhes ofereça maior segurança. 

Biografia do Autor

Isabel de Oliveira e Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2014-07-22

Como Citar

Silva, I. de O. e. (2014). A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na Instituição de Educação Infantil. Educar Em Revista, 30(53), p. 253–272. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36559

Edição

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