Experiência homossexual no contexto escolar

Autores

  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Neste artigo, partimos da utilização da carta de uma estudante adolescente à sua professora de Ciências, atribuindo a essa relação e à Escola sentidos atravessados por saber/poder. Uma carta que nos convida a olhar como vamos nos constituindo como sujeitos de desejo e como vamos acionando saberes para sermos capazes de produzir saberes sobre nós mesmos, tomando-nos como objeto de investigação. Dessa maneira, a questão que se coloca como foco deste artigo é, então, o que faz dos sujeitos, sujeitos de uma sexualidade específica, o que faz dos sujeitos, homossexuais. Trata-se de uma questão atual, que parte da atualidade para questionar a ideia de experiência homossexual
como o encontro tenso entre os jogos de verdade, poder e subjetividades. Eis a tensão que nos faz reconhecer-nos como sujeitos sexuais.

Downloads

Publicado

2014-05-19

Como Citar

Ferrari, A. (2014). Experiência homossexual no contexto escolar. Educar Em Revista, 1(53), p. 101–116. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36461

Edição

Seção

Dossiê Temático