Políticas públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literária

Autores

  • Angela Maria Hidalgo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),
  • Cláudio José de Almeida Mello Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

Com o objetivo de explicitar relações transversais entre políticas públicas, formação de professores, articulação escolar e promoção da leitura literária, este artigo analisa modelos de ensino de literatura no Brasil a partir do exame de documentos e de resultados da pesquisa empírica Concepções e práticas no ensino de literatura, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio do interior do estado do Paraná (Brasil). Conclusões apontam a necessidade de uma revisão de paradigmas que reconheça o texto literário em sua profunda relação com a vida, desde um ponto de vista estético, de forma a superar um modelo hegemônico de ensino de matriz formalista e estruturalista e focado na transmissão da teoria e da história literária. Nesse sentido, os referenciais da Estética da Recepção, do interacionismo bakhtiniano e do letramento consistem em uma importante contribuição, na medida em que permitem uma equalização de princípios teóricos acerca da literatura, da leitura, do texto e do leitor condizentes com encaminhamentos metodológicos de viés sociodiscursivo, voltados para a promoção da leitura literária como efetiva prática social.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Hidalgo, A. M., & Mello, C. J. de A. (2014). Políticas públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literária. Educar Em Revista, 30(52), p. 155–173. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36319

Edição

Seção

Dossiê Temático