Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira

Autores

  • Maria Augusta Bolsanello

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O presente trabalho busca explicitar o pensamento intelectual brasileiro que fomentou preconceitos que se cristalizaram nas cons­ciências e até os dias de hoje perseguem as camadas populares brasileiras, em todos os setores da sociedade, inclusive na escola. Assim, tem-se por objetivo evidenciar a influência do darwinismo social, da eugenia e do racismo "científico" nas principais idéias de alguns intelectuais brasileiros, que no final do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pela introdução da justificativa científica do preconceito racial e social no Brasil.

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Como Citar

Bolsanello, M. A. (1996). Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educar Em Revista, 12(12), p. 153–165. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36031

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