Vigência do pensamento de Ortega y Gasset

Autores

  • Martha García Gomensoro de Sánchez

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O conteúdo desse trecho, um dos mais significativos da obra de Ortega y Gasset, tem uma abrangência tal que poderia ser atribuído a um literato universal como Júlio Verne ou a um cientista visionário dos avanços da tecnologia como Àldous Huxley. Mas em todo caso foi Ortega quem antes e de forma completa explicitou o conceito de circunstância e apontou as suas implicações. Circunstância, diz: “é o momento existencial concreto”, apóia-se na etimologia, do latim árcum-stantia – que expressa a particularidade, a delimitação, o lugar certo e preciso de cada perspec­tiva de mundo, de tudo quanto é a cada um externo e interno: o que está em redor. Eafirma ainda: “essa circunstância envolve meu corpo e as ne­bulosas mais remotas, minhas disposições e vivências psíquicas e o mundo histórico social que me rodeia”. O homem assim pensado é pro­duto da circunstância.

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Como Citar

Sánchez, M. G. G. de. (1996). Vigência do pensamento de Ortega y Gasset. Educar Em Revista, 12(12), p. 135–138. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36028

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