A arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte?

Autores

  • Rose Meri Trojan

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Esta questão tem ocupado por décadas os educadores da área de Educação Artística (particularmente a partir dos anos 80, no processo de revisão dos currículos escolares), com o objetivo de justificar a importância desta disciplina na escola básica. Contudo, estes esforços não têm convencido a maioria dos profes­sores e alunos, a começar pela prática pedagógica que se desenvolve, mantendo a impressão de inutilidade, de perda de tempo, de "coisa supér­flua". Que importância tem ficar desenhando, fazendo cartões para o dia das mães, ou bandeirinhas para as festas de São João? Devia é ter mais tempo para a leitura, a escrita, o cálculo... Esta posição é assumida até mesmo pelos dirigentes, quando por exemplo, na ocasião da revisão do Núcleo Comum dos Currículos, em 1986, Secretários de Educação de todo o país propuseram a exclusão da Educação Artística.

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Como Citar

Trojan, R. M. (1996). A arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte?. Educar Em Revista, 12(12), p. 87–96. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36024

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