A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional

Autores

  • Geraldo Balduíno Horn

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, em­bora desempenhando papel secundário na economia do país, onde pre­dominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consoli­dou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” ori­entação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937.

Downloads

Como Citar

Horn, G. B. (1997). A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional. Educar Em Revista, 13(13), p. 75–91. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36013

Edição

Seção

Demanda Contínua