El principio del fin. Las políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983): Argentina en perspectiva
Resumo
O livro El principio del fin. Políticas y memorias de la educación en la última dictadura militar (1976-1983) de Pablo Pineau, Marcelo Mariño, Nicolás Arata e Belén Mercado foi publicado em 2006 para marcar o trigésimo aniversário do golpe civil-militar argentino que resultou em uma das ditaduras mais cruéis da América Latina. Escrevo estas linhas pouco tempo depois da comemoração dos 30 anos do retorno da democracia na Argentina e algumas semanas após a descoberta de uma série de documentos das Juntas Militares, classificados como “secretos”, nos quais pessoas vinculadas à cultura são rotuladas “marxistas” ou potencialmente subversivas, entre artistas, jornalistas, escritores, e principalmente professores. De alguma forma estas linhas, bem como o livro revisto e este dossiê no qual estão incluídos, mostram que a relação entre educação e ditadura ainda está viva, que não é parte de um passado perdido na história senão um presente que ainda não curou as profundas feridas históricas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.